Análise morfológica dos canais radiculares de molares superiores produzida pela modelagem com limas manuais e instrumentos de níquel-titânio
Autor(es): Iussif Mamede Neto
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Biologia (área de concentração: Morfologia), do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, para obtenção do grau de Mestre.
RESUMO
O objetivo do presente estudo foi analisar a morfologia interna dos canais radiculares de molares superiores posterior a modelagem empregando limas manuais de aço inoxidável e instrumentos de Níquel-Titânio movidos a motor elétrico com rotação contínua. Quarenta molares superiores humanos (primeiros e segundos) foram aleatoriamente distribuídos em quatro grupos de acordo com os diferentes tipos de instrumentos endodônticos: K-FlexoFile®; ProTaper®; K3® e ProFile®. O motor elétrico Endo-Plus® foi utilizado em velocidade de 300 rpm e torque de 4 N. A seguir, realizou-se a moldagem dos canais radiculares com o material de impressão Aquasil ULV®. Os dentes foram então submetidos à desmineralização em ácido clorídrico a 35%, obtendo assim o molde dos mesmos. Para a verificação da qualidade da morfologia interna os moldes foram analisados por três examinadores. Os resultados foram tabulados e submetidos à análise estatística por meio do teste Qui-quadrado. A técnica em que se utilizou dos instrumentos ProTaper® mostrou um preparo com maior índice de regularidade, com diferença estatística significativa, considerando os três terços do canal radicular. Quando se avaliou individualmente por terço, houve maior regularidade com diferença estatística significativa nos terços cervicais e médios para o grupo em que se utilizou do ProTaper®.