Eficácia da Clorexidina em Infecções Endodônticas identificadas por Cultura ou Reação em Cadeia da Polimerase – Revisão Sistemática
Author(s): Gilberto Eustáquio Guimarães de Ávila
Key words: E. faecalis, clorexidina, solução irrigadora, infecção endodôntica, revisão sistemática.
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Biologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, para obtenção do título de Mestre em Biologia, Área de Concentração Biologia Celular e Molecular.
RESUMO
Avaliou-se em estudos longitudinais a eficácia da clorexidina em infecções endodônticas detectadas por cultura ou reação em cadeia da polimerase (PCR), por meio de revisão sistemática. Fontes de catalogação bibliográfica identificadas eletronicamente por MEDLINE (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/PubMed), a partir de 1966 até 10 de abril de 2007 e Cochrane Library. Na estratégia de busca empregou-se a combinação dos unitermos – chlorhexidine and endodontics or, chlorhexidine and endodontic or, chlorhexidine and endodontics infections or, chlorhexidine and endodontic infection or, chlorhexidine and root canal infections or, chlorhexidine and root canal infection. Os estudos foram selecionados por dois revisores, independentes, que, determinaram os critérios de inclusão e exclusão. A busca pelo PubMed apresentou 174 artigos, sendo que 19 artigos eram de revisão de literatura, 1 artigo de metanálise, 40 artigos relacionavam-se com estudos in vivo, (humanos ou animais), e 118 incluíam estudos in vitro. Dos 40 estudos in vivo 3 satisfizeram os critérios de inclusão. Nos estudos incluídos analisou-se 42 dentes com infecções endodônticas primárias. Destas amostras foram detectados microrganismos no início do tratamento em todos os dentes, por meio dos dois métodos de identificação. Após o preparo dos canais radiculares microrganismos foram detectados em 16 dentes por PCR e em 15 por cultura. Em apenas 1 estudo foi avaliado a microbiota endodôntica após o uso da clorexidina como medicação intracanal. A combinação de resultados com vistas à estruturação de uma meta-análise não foi possível em função da heterogeneidade dos estudos. O emprego da clorexidina como irrigante durante o preparo de canais radiculares infectados mostrou reduzir a microbiota endodôntica remanescente.