Análise dimensional da aresta lateral de corte e núcleo de instrumentos reciprocantes antes e após o preparo do canal radicular
Autor(es): Felipe Cavalcanti Sampaio
Palavras-chave: Deformações plásticas, aresta lateral de corte, instrumentos reciprocantes.
Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás para obtenção do título de Doutor em Ciências da Saúde.
RESUMO
Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar a influência das dimensões da aresta lateral de corte e do núcleo do instrumento na formação de deformações plásticas e alterações dimensionais nos instrumentos reciprocantes. Material e métodos: Foram utilizados instrumentos endodônticos de rotação recíproca Reciproc® R25, R40 e R50, WaveOne® Small, Primary e Large e Unicone® n.20, n.25 e n.40. Foram obtidas imagens por microscopia eletrônica de varredura de 4mm a partir da ponta do instrumento (aumento de 30X) antes e após o preparo de canais simulados curvos, e os instrumentos utilizados uma única vez. As imagens foram transferidas para o software AxioVision® para realização das mensurações dos instrumentos: área da aresta lateral de corte (μm2); área do núcleo (μm2); diâmetro transversal do instrumento a cada 0,5mm (μm); e comprimento da aresta lateral de corte (μm). A diferença entre os valores antes e após o uso dos instrumentos foi comparada pelo teste t de Student pareado. Os instrumentos foram classificados pela presença de deformações plásticas após o preparo dos canais radiculares. Resultados: Os instrumentos Reciproc® apresentaram as maiores arestas e os menores núcleos. Os Reciproc® R40 apresentaram diferença significativa apenas para a mensuração do diâmetro transversal a 0,5mm da ponta do instrumento (P<0,05). Nenhum instrumento Reciproc® apresentou deformação plástica perceptível. Os instrumentos Unicone® apresentaram diferenças estatísticas significantes (P<0,05) na largura dos instrumentos n.20, a 1,5 e 3,0mm da ponta, e no comprimento das arestas 2 e 3, e na área do núcleo dos instrumentos n.25. Foi também verificado visualmente a presença de deformações plásticas em um instrumento n.20 e nos três instrumentos n.40. Os instrumentos WaveOne® mostraram diferenças significativas para o comprimento da aresta 1 e 4 do WaveOne® Primary, e diâmetro transversal a 2mm da ponta do instrumento no WaveOne® Large. Foram verificadas deformações plásticas em dois dos três instrumentos Large. Conclusões: Os instrumentos Reciproc® apresentam as maiores arestas laterais de corte em área e comprimento e os menores núcleos, quando comparados aos instrumentos Unicone® e WaveOne® de tamanho similar. A relação aresta lateral de corte/núcleo foi maior nos instrumentos Reciproc®, e menor nos instrumentos WaveOne®. Os instrumentos Unicone® apresentaram a maior quantidade de deformações plásticas.