Efeito de Materiais Obturadores do Canal Radicular nas Dimensões da Imagem de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico
Author(s): DANIEL DE ALMEIDA DECURCIO
Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás para obtenção do Título de Doutor em Ciências da Saúde.
RESUMO
Objetivo: Avaliar a alteração entre as medidas da obturação do canal radicular (OCR) de dentes humanos extraídos e de imagens de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC). Metodologia: Setenta e dois canais radiculares foram preparados até instrumento K-File de no 50, aquém 1 mm do forame apical. A seguir, os dentes foram divididos aleatoriamente em 8 grupos: Sealapex®, Sealapex® + cones de guta-percha, Sealer 26®, Sealer 26® + cones de guta-percha, AH PlusTM , AH PlusTM + cones de guta-percha, Endofill®, e Endofill® + cones de guta-percha. Após o preparo e OCR, imagens de TCFC foram adquiridas e os espécimes secionados nos planos axial, sagital ou coronal usando brocas Endo Z em alta rotação. As medidas da OCR das seções transversais dos espécimes foram obtidas por meio de um paquímetro digital, e das imagens da TCFC utilizando o programa do fabricante do tomógrafo. A alteração entre a medida do espécime e das imagens da TCFC foi determinada em diferentes planos e espessuras de corte. Análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey foram utilizados para análise estatística. O nível de significância foi de α = 5%. Resultados: As medidas da OCR nas imagens da TCFC mostraram-se alteradas em relação às dos espécimes, apresentando aumento dimensional. As maiores alterações foram observadas nos grupos obturados apenas com cimentos, com diferença estatisticamente significante (p<0,05). Conclusão: A Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico apresentou imagens com alterações na dimensão da obturação do canal radicular em relação à do espécime.