Eficácia do Tratamento da Lesão Endodôntica-Periodontal frente à Influência dos Procedimentos Endodônticos ou Periodontais – Revisão Sistemática
Author(s): Rafael de Almeida Decurcio
Key words: lesão endodôntica-periodontal, lesão endo-perio.
Dissertação apresentada à Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, para a obtenção do título de Mestre em Odontologia, Área de Concentração em Reabilitação Oral.
RESUMO
Avaliou-se em estudos longitudinais a eficácia do tratamento da lesão endodôntica-periodontal, por meio de revisão sistemática. Utilizou-se de fontes de catalogação bibliográfica identificadas eletronicamente por MEDLINE, a partir de 1966 até 26 de março de 2007 e Cochrane Library, no mesmo período. Como estratégia de busca utilizou-se os termos – endodontic-periodontal lesion or endodontic-periodontal lesions or endodontic periodontal lesion or endodontic periodontal lesions or endo-perio lesion or endo-perio lesions or endodontics periodontal lesion or endodontics periodontal lesions – como palavras-chave. Os estudos foram selecionados por dois revisores, independentes, que também determinaram os critérios de inclusão e exclusão. A busca apresentou 257 artigos relacionados, sendo que, destes, 55 artigos eram de revisão de literatura, 27 artigos relacionavam-se com estudos prospectivos, 70 estudos eram relatos de casos clínicos, 19 estudos foram desenvolvidos em animais e 25 envolveram estudos retrospectivos. Observou-se ausência de estudos longitudinais que satisfizessem os critérios de inclusão, com vistas à análise baseada em evidências. Contudo, frente à literatura aplicada verificou-se que o sucesso do tratamento das lesões endodônticas-periodontais está relacionado à breve identificação da etiologia, ao controle da microbiota presente, às características imunológicas do indivíduo, sendo que uma das estratégias e o possível prognóstico vincula-se à origem do processo infeccioso (endodôntico ou periodontal). Considerando a estimativa de êxito do sucesso clínico da lesão endodôntica-periodontal sugere-se um controle microbiano inicial na cavidade bucal, seguido pelo controle da microbiota endodôntica e, a seguir, a periodontal, para então realizar o tratamento. O sistema imunológico do indivíduo participa ativamente do processo como componente gerenciador.