Caracterização de elementos químicos de cimentos biocerâmicos
Autor(es): Patrícia Correia de Siqueira
Palabras clave: Elementos químicos; Cimentos dentários; Microscopia eletrônica de varredura, Espectrometria por raios-X.
Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás para obtenção do Título de Doutor em Ciências da Saúde.
RESUMO
Objetivo: Avaliar os elementos químicos e as características de superfície de cimentos biocerâmicos. Materiais e métodos: Os cimentos Biodentine®, Bio-C Fillapex®, Cimento biocerâmico MK Life, MTA Angelus® e Cimento Portland® (CP) foram manipulados de acordo com as recomendações dos fabricantes, inseridos em tubos de polietileno padronizados e transferidos para uma estufa a 37oC com umidade relativa de 95%, onde permaneceram por 48 horas. Para análise dos elementos químicos, uma amostra de cada cimento foi avaliada por meio de espectroscopia de energia dispersiva de raios-X (EDS) acoplada a um microscópio eletrônico de varredura (MEV) em baixo vácuo. A superfície das amostras foi avaliada em imagens obtidas por meio de MEV por emissão de campo (MEV-FEG), de acordo com o padrão de distribuição, forma e tamanho das partículas. Os resultados foram analisados de forma descritiva para os espectros de composição química da EDS e de forma qualitativa para as imagens do MEV-FEG. Resultados: Na análise por EDS, todos os cimentos avaliados apresentaram partículas ricas em cálcio e silício. O CP apresentou pontos com picos mais altos de enxofre. O MTA Angelus® apresentou ainda partículas ricas em bismuto, enquanto o Biodentine®, o Bio-C Fillapex® e o Cimento biocerâmico MK Life apresentaram partículas ricas em zircônio. Todos os materiais apresentaram padrão de distribuição uniforme das partículas na superfície, sendo que o Bio-C Fillapex® e o Cimento biocerâmico MK Life apresentaram partículas com tamanho e formato similares. Conclusão: A composição química dos cimentos avaliados apresentou-se semelhante, diferenciando-se o agente radiopacificador. As superfícies de todos os cimentos avaliados mostraram partículas com padrão de distribuição uniforme.