Microanálise de superfície e caracterização química de cimentos endodônticos
Autor(es): Felipe Cavalcanti Sampaio
Palabras clave: Microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia de dispersão de raios-X, propriedades químicas, materiais obturadores.
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduaçãoda Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás para obtenção do título de Mestre em Odontologia.
RESUMO
Objetivo:analisar a superfície e avaliar a composição química de materiais obturadores do canal radicular por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de dispersão de raios-X (EDX). Material e métodos: dezoito tubos de polietileno padronizados foram preenchidos com os materiais avaliados (n=3):Sealapex®, Sealer 26®, MTA Fillapex®, Pulp Canal Sealer®, Endofill® e AH Plus®. Após 48 horas a 37°C e umidade relativa de 95%, as amostras foram metalizadas com ouro, conduzidas ao MEV e as imagens da superfície analisadas emum aumento de 5.000X. A seguir, a distribuição dos elementos e composição química foram determinadas por meio de EDX. Os resultados foram avaliados qualitativamente (imagens do MEV e mapas de distribuição de elementos) e quantitativamente (porcentagem em peso).Resultados: a análise da superfície revelou que os cimentos apresentaram diferentes regularidades em imagens por MEV. As partículas apresentaram-se com distribuição uniforme dos elementos, com tamanhos similares e formas variáveis em microanálises por EDX.Os cimentos à base de óxido ou hidróxido de cálcio(Sealapex® e Sealer 26®) apresentaramquantidades de cálcio de 53,58%p (porcentagem de peso atômico) e 65,00%p, respectivamente, em microanálises por EDX.O cimento MTA Fillapex® apresentou 30,58%p de cálcio e elevadas quantidades de silício (31,02%p) e bismuto (27,38%p). Os cimentos contendo óxido de zinco e eugenol,Pulp Canal Sealer® e Endofill®, apresentaram zinco em quantidades de 67,74%p e 63,16%p, respectivamente.O AH Plus® apresentou maior quantidade de zircônia (64,24%p). Foram encontrados elementos não compatíveis com a composição descrita pelo fabricante. Conclusões: as superfícies dos cimentos endodônticos mostraram diferentes regularidades. As partículas apresentaram distribuição uniforme, com tamanhos similares, porém com formas variadas.Foram encontrados nos cimentos endodônticos elementos químicos que não foram descritos pelos fabricantes.