Estudo morfológico de canais radiculares de molares inferiores frente à modelagem com limas Flexofile, K3, Protaper e Profile
Autor(es): Andrea Leão Rangel
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Biologia (área de concentração: Morfologia), do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, para obtenção do grau de Mestre.
RESUMO
O objetivo do presente estudo foi analisar a morfologia interna dos canais radiculares de molares inferiores posterior a modelagem, empregando limas manuais de aço inoxidável e de Níquel-Titânio movidas a motor elétrico com rotação contínua. Quarenta molares inferiores humanos (primeiros e segundos), foram aleatoriamente distribuídos em quatro grupos de acordo com os diferentes tipos de instrumentos endodônticos: K-FlexoFile®; K3®; Protaper®; e ProFile®. O motor elétrico Endo-Plus® foi utilizado em velocidade de 300 rpm e torque de 4 N. A seguir, realizou-se a moldagem dos canais com o material de impressão Aquasil ULV®. Os dentes foram então submetidos à desmineralização em ácido clorídrico a 35%, obtendo-se assim a moldagem dos mesmos. Para a verificação da qualidade da morfologia interna, as moldagens foram analisadas qualitativamente por três examinadores. Os resultados foram tabulados e submetidos à análise estatística (teste de Qui-quadrado). Observou-se que não houve diferença estatisticamente significativa entre as técnicas de preparo dos canais radiculares quando analisada a qualidade das modelagens considerando os três terços do canal radicular. Quando se avaliou individualmente por terço, houve maior regularidade com diferença estatística no terço cervical para o grupo em que se utilizou do preparo manual com limas K-FlexoFile® .