Influência de Soluções Irrigadoras na Limpeza e Alteração Estrutural da Superfície Dentinária Radicular por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura
Autor(es): Denise Cristina Faria Molchan
Palavras-chave: Solução irrigadora, hipoclorito de sódio, smear layer, vinagre de maçã.
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Biologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, para obtenção do título de Mestre em Biologia, Área de Concentração Biologia Celular e Molecular.
RESUMO
Estudou-se a limpeza e as alterações estruturais em canais radiculares preparados e irrigados pelo vinagre de maçã, hipoclorito de sódio a 2,5%, clorexidina a 2% e EDTA, valendo-se de microscopia eletrônica de varredura (MEV). A limpeza e as alterações estruturais (relativas à presença de erosões) da superfície das paredes dos canais radiculares de 18 incisivos centrais superiores humanos foram analisadas considerando os seguintes scores: 1 = poucas áreas cobertas por smear layer, com muitos túbulos dentinários visivelmente abertos e presença de erosão; 2 = ausência de smear layer e presença de erosão na superfície dentinária; 3 = poucas áreas cobertas por smear layer, com muitos túbulos dentinários visivelmente abertos e ausência de erosão; 4 = ausência de smear layer e de erosão na superfície dentinária. A análise estatística foi desenvolvida por meio do teste de Kruskal-Wallis, para as comparações entre os irrigantes e para os terços dos canais radiculres. O nível de significância adotado foi de 5%. A solução de EDTA, isolada ou em combinação com as soluções irrigadoras – hipoclorito de sódio a 2,5%, clorexidina a 2% e vinagre de maçã, promoveram uma adequada limpeza da superfície das paredes dos canais radiculares, com ausência de alteração na estrutura dentinária.